terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A HISTÓRIA DO BAIRRO DO RIO SENA - PARTE I













ASSOCIAÇÃO CRIANÇA E FAMÍLIA LOCALIZADA ENTRE OS BAIRROS DO RIO SENA E ALTO DA TEREZINHA

O bairro do Rio Sena surgiu a partir de um grande loteamento, afirma dona Cecília, moradora antiga do bairro, tendo como proprietário Ademar Peixoto, um grande latifundiário. Os loteamentos surgiram na década de 60.
Os lotes eram definidos por um corretor que vendia e delimitava os terrenos. Não havia infra estrutura; água, luz e saneamento básico. Em 1960 surgiram os primeiros moradores. Eram 12 famílias, dentre elas um morador que resolveu vender artigos diversos (fumo de corda, charutos, cachaça, fifó, querosene, etc.) aos homens que passavam de cavalo em uma estrada de terra que ligava o bairro de Periperi a Pirajá. Grande era a beleza deste lugar atraindo a atenção de pessoas que buscavam tranquilidade. Era o ano de 1966/67.
Na década de 70 ocorreu um grande temporal desabrigando um grande número de famílias de diversos lugares as quais foram abrigadas na Escola Cidade de Itabunas qua na época so possuía 2 salas de aula. Um seminarista visitou este local e após esta visita formou-se um grupo religioso que cresceu e assim nasceu a primeira igreja do bairro: Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Surgem neste período as ocupações espontâneas (invasão) de terra. Em seu livro Pobreza Urbana, Milton Santos destaca que "existem fatores diversos que fazem um determinado grupo ocupar uma área de forma desordenada". As pessoas que não tinham recursos financeiros para adquirir seus títulos de terra, invadiam e delimitavam seus territórios trazendo consigo toda uma riqueza cultural.
O nome Rio Sena surgiu a partir de um abaixo assinado liderado por Dona Cecília, moradora e fundadora da Comunidade Católica. Ela queria homenagear a Freira Joana D'árc, que teve suas cinzas jogadas no Rio Sena, na França, e assim a Prefeitura oficializou o nome Rio Sena. Naquela época a população era composta na sua maioria de católicos e atualmente o cenário continua com uma grande porcentagem de pessoas que participam de algum tipo de religião, inclusive muitos evangélicos (nota nossa).
CONTINUA...

FONTE: http://www.scribd.com/doc/7433330/Rio-Sena-Do-Suburbio-Ferroviario


Nenhum comentário:

Postar um comentário